A cidade de Valongo pertence ao Distrito do Porto e é constituída pelas freguesias de Alfena, Campo, Ermesinde, Sobrado e Valongo.

Valongo é um concelho rico em pontos históricos que se traduzem em vários locais e monumentos culturais e religiosos, que podem ser visitados um pouco por todas as cinco freguesias.

As características geo-morfológicas da cidade têm interessado aos meios académicos, que têm explorado a riqueza geológica e paleontológica da cidade.

Valongo reparte-se entre vales e serras, atravessada pelos Rios Leça e Ferreira e com um subsolo muito rico. Estas características terão levado à fixação de povos em épocas passadas, como no período Neolítico.

História da Cidade de Valongo

No passado, Valongo foi um importante centro de extração de ouro para os Romanos, de onde saía ouro para o Império. A sua população cresceu através dos escravos que, depois de executarem os seus trabalhos, eram libertos e juntavam-se à população local e dedicavam-se à exploração agrícola. O nome Valongo deriva de Vallis Longus, nome desta zona naquela época.

Valongo é um concelho focado em preservar os seus bens culturais e naturais, equilibrando um desenvolvimento harmonioso com a qualidade de vida da sua população.